domingo, abril 26, 2009

Liberdade

 

Nasci pouco antes do 25 de Abril, tendo apenas a experiência daí resultante, mas acho que nestes anos todos, em matéria de liberdade, regredimos. E porquê? Porque perdemos o sentido da palavra. Passamos da vontade de sermos livres ao exemplo de libertinagem. Irrita-me o facto de as pessoas acharem que a liberdade individual é superior à colectiva. Já não há o sentido do bem comum, diluiu-se no tempo. As pessoas acham que não têm nada a ver com tudo o que as rodeia. Já ninguém quer saber dos outros, vivemos cada vez mais fechados em nós e nos nossos, no nosso núcleo de família e amigos. Estamos a tornar-nos um povo egoísta. Éramos uma espécie de bairro antigo, uma Alfama gigante, ou uma Ribeira estendida. Todos nos preocupávamos com os nossos mas sem esquecer o comum. Tudo isso se perdeu para cada um, individuo.

O País está transformado num condomínio de luxo, onde todos entram pela garagem e só nos conhecemos pelos carros. As pessoas da manutenção que tratem do resto...

P.S.: Este texto foi publicado no Blogue Fio-de-prumo, como comentário a um post da autora do dito a respeito do tema. Como autor do mesmo tomei a liberdade de o colocar também aqui.

3 comentários:

  1. Parabens! adorei o teu texto, e concordo em pleno com o teu pensamento. Se continuas a ser do mesmo partido, és da "velha guarda", ao que se pode chamar de facto a "social democracia", ou então fez-te muito bem ler Marx. Beijo

    ResponderEliminar
  2. O mal é que nem a "social democracia" é o que era. Estou a AMADURECER, e, consequentemente, a virar à esquerda. Não suporto é bandalheira e esta subsidio-dependência patrocinada pela esquerda demagoga que é a que nos governa.
    Bjs e obrigado pela crítica.

    ResponderEliminar
  3. Por favor Eduquem as crianças!!!!!!
    Quanto mais cresço e amadureço, mais triste fico por constatar que já não há ideais ....cada um luta por si.O que interessa verdadeiramente é viver bem e ganhar dinheiro fácil e rapidamente.......será pelo exemplo daqueles que nos têm governado????
    Quer à esquerda quer à direita...........não sei, todos os dias nos desiludem.Em quem acreditar????
    Ainda que acredites em ideais sociais democratas ou socialistas.....que políticos verdadeiramente os põem em prática???
    Sem estarem sempre os interesses económicos à frente, os lobies,os tachos os amigos dos amigos....etc
    Não sei...........não sei mais em quem acreditar.
    Conheço os meus ideais , mas não há gente capaz de os aplicar.
    A mim só me resta educar os filhos, na convicção que vale a pena ser trabalhador,Verdadeiro, ajudar o próximo e acreditar que isto um dia vai mudar.......Com o nosso esforço!!!!
    Acredito sim.......nas crianças, pois elas ainda estão a tempo de mudar.
    Bem haja, gente séria!

    ResponderEliminar

Diga, diga: