sexta-feira, janeiro 08, 2010

Avaliação

Qualquer um de nós é capaz de avaliar seja quem for, em qualquer ramo de actividade, a que estejamos directa ou indirectamente ligados.

Eu, consigo avaliar uma série de TV, o padeiro, a empregada do café, o polícia de trânsito, o meu chefe, um ministro, etc., etc., etc.,…

Consigo avaliar muita coisa, e apesar de tentar, não consigo atribuir classificação positiva a tudo o que me rodeia.

Ora, quanto aos cerca de 200.000 professores da nossa praça, dizem-me que muito poucos, uma ínfima percentagem, é classificada como mau ou suficiente. É mais ou menos como com os alunos, podem chumbar, mas raramente chumbam.

Querem os ditos profissionais progredir na carreira sem qualquer entrave. Querem poder subir de escalão (ganhar mais dinheiro, porque a recompensa de ser bom ou mau não implica um pontapé no rabo, como para qualquer um de nós) e deixar poucos (os que não prestam) a ganhar pouco. É uma espécie de vamos todos ser chefes e deixamos dois ou três para disfarçar.

Como acho que avaliações e carreira não podem jogar, deviam manter-se as remunerações por diuturnidades e mandar para a rua os maus professores. Um País que os deixa leccionar não pode progredir. Já agora, deixem uma qualquer empresa auditora externa à classe avalia-los e provavelmente ficam muitas vagas por preencher.

No meu tempo um mau professor levava com uma batata no tubo de escape…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga, diga: