terça-feira, outubro 25, 2011

1º Grande Trail Serra de Arga

4 horas da manhã do primeiro dia de Outono. Não o do calendário, mas o efectivo, o que trazia os sinais de que a estação do ano tinha mudado.

O despertador cumpre a sua missão e irrita-me surpreendentemente (experimentem gostar de uma música que usam para despertar) ouvir o “Start me Up” dos Stones.

Com o País a clamar por chuva, depois de um surpreendente prolongamento do Verão em Outubro, os participantes do GTSA ansiavam que ela chegasse apenas umas horas mais tarde. No relatório meteorológico que a organização da prova nos havia feito chegar, prometida estava, mas com maior intensidade, bem como o vento, para depois das 13h. Saio e sinto que, para meu infortúnio e de quem ia correr, a tempestade estava mais próxima do que anunciara.

Equipado faço-me à estrada rumo a Dem, localidade do Concelho de Caminha que acolheu a base operacional de toda a prova. Ali chegado, pouco passava das 6h, encontro o Carlos Sá a sair do Centro Cultural, abrigo dos atletas que ali pernoitaram. Cumprimento-o e trocamos as primeiras impressões.

- “Está a soprar forte…”, digo olhando o nosso primeiro obstáculo, uma subida às eólicas junto a Dem, a mais de 700 m, que parecia que ia ser feita ao som de trombetas. 
- “É da maneira que vocês se despacham!”, responde-me o campeão. “Só espero que não venha o pior antes da Sra.do Minho. Aí sim, é perigoso. O vento sopra muito mais forte, a encosta é mais exposta, e o piso escorregadio.” O comentário mostrava-me receio pelas dificuldades que nos esperavam, aos participantes, e a ele como dinamizador e responsável máximo da prova.

Levanto o dorsal, preparo-me e aguardo calmamente que o dia alvoreça e com ele venham as emoções de uma aventura longa e, esperava eu, divertida.

Divertidos, já todos junto à Igreja de Dem, aguardamos que tocasse a última badalada do sinal horário das 8 e zarpamos estrada acima. Tínhamos combinado, eu, o Luís Pires, o João Meixedo e o Vítor Dias irmos juntos, se possível com o Pedro Amorim, também dos Porto Runners, toda a prova. O ritmo a seguir seria o dos mais lentos, mas, na montanha, pouco olhámos para trás e, ao 3º Km já só restava eu e o Meixedo, que também rapidamente se adiantou. Eu, que sempre me poupo em subidas, deixei-me ficar no meu passo, sem forçar muito, e a desfrutar da bela paisagem sobre Dem. Chegado ao alto, o vento e a chuva fustigavam-nos forte e impiedosamente. Nunca tinha sentido aquela sensação de marinheiro que quer abrir os olhos e só o consegue se olhar para baixo. Impressionante. Dem abriga-se por detrás daquele gigantesco tapa-vento virado a Sul. Ali sim, a tempestade começara.

Lá em cima reagrupamos e fizemos a descida em ritmo de trote, com cuidado necessário para não cair, por um belíssimo trilho em calçada romana, que nos levou até ao não menos majestoso Mosteiro de S.João de Arga. A tempestade é que parecia não querer dar tréguas, a chuva era intensa e o vento…

Iniciada a segunda subida, rapidamente os meus companheiros de aventura se afastaram, seguindo eu num passo confortável e que não comprometesse o que ainda faltava. Afinal, tínhamos percorrido pouco mais de 9 kms e eu queria acima de tudo terminar bem, sem mazelas. O ritmo teria de o controlar com muito juízo ou estaria a comprometer a Maratona do Porto que se avizinha.

Depois da subida, novo encontro com a tempestade. A chuva era fortíssima, o vento impiedoso impelia-me para trás. Tinha tanta dificuldade em ver que parei para colocar uns óculos de protecção, mas a chuva era tanta que nem com óculos, nem impermeável, nada. Só havia um remédio: Continuar até ao próximo monte ou encosta que me abrigasse. Entretanto, a Dª Analice, figura maior do pelotão nacional, corria a meu lado e tremia de frio. Parei e dei-lhe um impermeável que tinha de reserva para a tal chuva intensa que deveria vir depois das 13h, mas que já chegara. Molhado como estava já não me iria fazer falta. A Dª Analice, simpática e divertidamente agradeceu com um “Brigado cara. Bacano!” 
Lá fomos trilho abaixo. A dificuldade que ela tinha a descer e o cuidado com que colocava os pés nas descidas mais técnicas atrasou-me um pouco, no entanto decidi ir junto com ela. Não era um sitio para deixar ninguém sozinho, muito menos com aquele temporal. Depois do abastecimento dos 15 kms, já na descida para o Rio Âncora, o Pedro Igor, membro do staff da prova, dá-me a notícia da interrupção da prova ao km 20 devido ao mau tempo. Diz-me para fazer a zona do Rio com calma, sem riscos, que só faria mais 4 kms. A subida à Sra. do Minho estava impraticável, o nevoeiro limitava a visibilidade e a acontecer algo, o socorro seria difícil, colocando em causa a segurança dos participantes.

Lá fui eu cheio de cuidados, preocupado em não atrasar os primeiros da prova de trail que tinham partido uma hora depois de nós e que entretanto já nos começavam a ultrapassar.

Terminados os 20 kms, encharcado, meteram-me num autocarro rumo a Dem para um retemperador banho.

Foi uma excelente organização, numa fantástica prova, que tem tudo para ser um sucesso no trail nacional. O Minho merece, o Carlos Sá, seu maior embaixador na modalidade, quis ser mentor e dinamizador deste desafio gigantesco, que é o de organizar um evento de dois dias, com Jornadas Técnicas (o que me parece inédito) com mais de 600 pessoas a participar. Nada falhou. Nada do que dependia de alguém avisado falhou. Foi impressionante a articulação perfeita de todos, inclusive da população.

A meteorologia é incontrolável, a única vertente que não depende do homem. A natureza, que todos nós tanto apreciamos é implacável, e cabe ao homem, em consciência, saber se está à altura de a ultrapassar ou não.

Como me dizia a minha irmã nesse dia, ao telefone, “Ainda bem que havia aí alguém com juízo, senão vocês não paravam”.

O meu muito obrigado ao Carlos Sá por tudo. E acima de tudo o mais que ele é como desportista e homem, a sua ENORME humildade. Porque só desiste quem reconhece as suas próprias fraquezas. Como diz o Dalai Lama, “Se descobrirmos que não podemos ajudar os outros, o mínimo que podemos fazer é desistir de prejudica-los.”

Venha daí o 2º Grande Trail Serra de Arga que eu e quase seguramente os demais, queremos voltar.

2 comentários:

  1. Excelente relato.
    Mesmo apesar de muitas das coisas previstas ou programadas não terem acontecido, o balanço é positivíssimo e só de algo me impedir é que não voltarei lá no próximo ano, até porque para já sou totalista; estive em todas as edições :)

    ResponderEliminar
  2. Está muito bom Rui e como dizes e bem queremos lá voltar.Chegas te foi muito cedo,6 da matina :-))

    ResponderEliminar

Diga, diga: