segunda-feira, julho 30, 2012

Trail Santa Justa e uma justa homenagem

564016_448579158497332_416370442_n

Organizado pelos Amigos do Trail, que como o nome indica, é um grupo de amantes da corrida de montanha, que treinam habitualmente nas Serras de Santa Justa, Pias e Castiçal, que, em conjunto formam o maciço de Valongo, decorreu ontem nesse belo espaço verde, mesmo aqui ao lado do Porto, a primeira edição, com saída e chegada no Parque da Cidade de Valongo.
A prova, como qualquer primeira edição, teve lapsos de organização que certamente serão corrigidos, e que tiveram origem na ânsia de proporcionar aos participantes do Trail, na distância de 21 kms e da Corrida/Caminhada com 12 kms a percorrer, as emoções e sensações que habitualmente experimentamos noutras serras e trilhos do nosso Portugal. A ideia de colocar no mesmo trilho, e com a mesma dificuldade, os caminheiros, pareceu-me exageradamente arriscada, e levou ao extremo o esforço de algumas pessoas que se preparavam para uma experiência que não englobava subidas com grau de dificuldade elevado, técnico e físico.

Os primeiros 6 Kms de prova eram a rolar, o que proporcionou imediatamente uma selecção dos atletas. Com uma subida aos 360 mts em apenas 3 kms, logo se proporcionou aos atletas a oportunidade de acelerar os batimentos cardíacos, tanto pela vista do alto da serra de Pias, como pelo esforço despendido numa inclinada e dura escalada. Rapidamente abordada a descida, com muita pedra solta a solicitar destemido arrojo, segunda paragem para rápido abastecimento (num total de 4, excelente para a distância) e retorno ao estradão, que já cansava. Aqui, uma surpresa relativamente ao treino de reconhecimento uma semana antes, entrámos num bonito e curto exemplo de trilho à beira rio, onde os domingueiros, com toalhas estendidas nas frescas sombras, nos iam indicando o caminho a seguir. Novo abastecimento e nova subida. Esta, de quase 3 kms, e com um início algo técnico, com muita pedra solta, e um final com uma inclinação brutal para quem ia apenas fazer uma caminhada. É que este era também o percurso final da corrida e da caminhada. E depois da subida, uma descida em pista de downhill, bastante divertida para quem gosta de trail, mas, pareceu-me, imprópria para caminhadas.

As classificações e outras informações, podem ser consultadas aqui, no site do evento.

Enfim, um agradável Domingo, num dia de algum calor, com sol, onde o apoio dos Escuteiros dos Agrupamentos de Gandra e de Sobrado foi inexcedível, e no qual todos se divertiram e muitos puderam experimentar, alguns pela primeira vez, a diversão de uma corrida de trail.
É sempre uma alegria ver tanta gente a chegar, a música, com escolhas que variam entre José Malhoa e Ac/Dc, o burburinho antes da partida, o rever caras conhecidas das corridas e o convívio entre apaixonados de uma modalidade cada vez mais popular, e para a qual apenas precisámos de umas sapatilhas e força de vontade. O prazer vem com a regularidade. E é um prazer enorme poder partilhar experiências com tanta gente que me faz, cada vez mais admirar cada um deles.

Um cumprimento especial a um grande senhor das corridas em montanha, que me dá o privilégio de ser seu amigo. Sempre disposto a uma palavra de incentivo, sempre na disposição altruísta de ajudar, seja em treino ou em provas, e que, todos nós, tenho a certeza, almejámos imitar. Representa, quanto a mim, o espírito do trail na sua essência. É o exemplo de respeito, boa disposição, desportivismo, educação, elevação e camaradagem. Sempre com um rasgado sorriso, que a todos nos marca. Faz hoje 52 anos e corre como correm poucos de 25. Mereces esta homenagem, Carlos Natividade. Obrigado por tudo.

260144_230252140318350_1104682_n

4 comentários:

  1. Adorei a reportagem de "guerra"!!! Prazer em vê-lo + uma vez!!! Foi das provas + divertidas que pude fazer!!! Já agora boas férias!!! Mauro Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prazer em ver-te também! Abraço, boas férias e trata dos pneus :)

      Eliminar
    2. Estivemos lá (Lousada Runners) e pudemos partilhar a beleza da paisagem e claro competir.Que é feito dos resultados gerais?1 abraço

      Eliminar
  2. Uma boa crónica acerca de uma manhã muito bem passada.
    E quantoà homenagem, muitíssimo merecida.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar

Diga, diga: