sábado, abril 27, 2013

Dia 3 e Santiago aqui tão perto...

Nunca fiz uma prova de 80 km, mas tinha "ganas" de amanhã correr o que resta do Caminho. Vamos na terceira etapa, e sinto-me o maior ultramaratonista do Mundo. São já duas etapas de 52 km depois de uma primeira de 54. Não, não têm grande diferença, mas contava já com etapas inferiores à meia centena. Nem imaginam quanto custa o km a mais em cima dos vários que tanto custam a correr...
Mas nesta aventura, parece que o próximo km é o melhor. É provavelmente a grande ilação que tiro destes dias. Quanto mais devagar, melhor a resistência e melhor a progressão. Mesmo em km com desníveis acentuados, consegui manter passo de corrida. Mais uma vez fartámo-nos de passar peregrinos em bicicleta, em rampas, que se aventuram no Caminho sem grande treino. O treino revela-se o ensinamento mais importante até aqui. Os treinos lentos e longos ensinaram-me a suportar e lidar com o cansaço que se vai acumulando, facilitando também a recuperação entre etapas.
Hoje, etapa entre Rubiães e Redondela, já na Galiza, com longos troços feios e mesmo penosos, em zonas industriais, mas também já com incursões pela milenar Via Romana XIX, que ligava Bracara Augusta a Lucus Augusti (Lugo), e que tem passagem por Santiago, o agora destino de quase todos os que a cruzam. Zonas verdes, com imensos pinhais, que cruzamos em ambiente sereno já trazido do primeiro dia, e que nos levou até Redondela. Ali chegados, ao Albergue da Cidade, lotação esgotada. O Ramiro Alvarez, atleta galego nosso conhecido dos imensos trails que normalmente faz em Portugal, colaborador de algumas organizações, disponibilizou-se imediatamente para nos albergar em sua casa. Ele e a esposa, muito simpaticamente cederam-nos o conforto que tão bem nos faz e que nos ajudará a recuperar forças para os mais de 40 km de amanhã até Caldas de Reis.
Esperemos que o corpo corresponda, porque a animação e espírito de grupo mantêm-se desde a primeira hora, em todos os 5, que somos 6, já que a nossa preciosa "Anjo", a Naná, aparece sempre quando é precisa. O apoio para uma coisa destas é fundamental, e a esposa do Natividade, com a longa experiência do Caminho e com a simpatia e disponibilidade que sempre mostra, com um imenso sorriso sempre a acompanhar, faz com que o esforço seja recompensado. Foi mais um dia de superação, partilha e solidariedade. No fundo, o que nos dá o Caminho: A noção de que somos pequenos na imensidão das nossas fraquezas, e que quando menos esperamos aparece alguém que nos dá um apoio indispensável e inestimável. Quando ajudámos e partilhamos altruisticamente, a retribuição vem quando mais precisámos e não contávamos.
Rumo a Santiago.
Ao Caminho!

3 comentários:

  1. Bom Caminho. Uma iniciativa e aventura que um dia gostava de fazer ;) Abraço a todos e que as proximas etapas sejam com esforço suportável e alegria ;)

    ResponderEliminar
  2. Excelente. Boa continuação do caminho.

    ResponderEliminar
  3. Isabel Sousa Pires7:19 da tarde

    Estou atenta ..... Como sempre !!!
    Diz ao Luis que, embora longe, estou perto.
    Boa sorte para todos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Diga, diga: