quinta-feira, abril 25, 2013

Não havia cerveja no tempo de Napoleão?

Dia 2 no Caminho.
Saímos bem cedo de Barcelos. O Caminho de Barcelos a Ponte de Lima, embora rural, é um pouco cansativo. Os atractivos não são muitos e a vista é muito "aberta", sendo os percursos pouco banhados de sombras e o sol escaldava. Foram 33 km a um ritmo de quem não se quer cansar, mas que também não quer perder tempo a bronzear. Digna de registo foi a paragem para carimbar a Credencial do Peregrino, onde os locais atestam a passagem a caminho de Santiago (antigamente as paróquias, agora maioritariamente nos cafés, minimercados e Albergues) em Vitorino dos Piães. Chegámos ali com pouco mais de 2h30 e 21 km. O sol queimava, o abastecimento imperava. Fomos ao Talho Viana pedir o carimbo, tinha um café ao lado. Bebemos umas cervejas, descansadamente, enquanto esperávamos a nossa Anjo da Guarda, a Naná, que trazia ainda bola de presunto do primeiro dia. Como devem imaginar, os 12 km até Ponte de Lima foram feitos num ritmo bem mais agradável. Inevitavelmente bebemos mais algumas ao almoço (sandes, que a tarde prometia a Serra da Labruja, com as suas temidas subidas) nas sombras dos plátanos da beira rio da mais antiga Vila de Portugal. Outra inevitabilidade foi a de mergulhar as pernas em quase todos os cursos de água, para a obrigatória crioterapia.
Ora, não sei se os franceses, aquando das invasões napoleónicas bebiam cerveja, mas a temida subida da "Cruz dos Franceses", que sobe muito sobre pedras desniveladas, fizemo-la toda a correr. Inclusive, ainda fiz os últimos 100 mts a ajudar a empurrar trilho acima a bicicleta de um ciclista, que tinha alforges laterais que o desequilibravam.
Calculo que os franceses, para terem ali uma "cruz", terão falhado os abastecimentos, ou estes não eram adequados.
Hoje sim. Cheirámos e sentimos o caminho. Imensos ciclistas em dia feriado, que se espantavam quando passavam por nós e muitos caminheiros que nos desejavam bom treino.
Espero poder continuar com esta vontade, e que Santiago me ajude a manter as pernas com força suficiente para lá chegar. Os meus companheiros têm sido inexcedíveis no apoio. E são uma excelente companhia para o "Caminho". Os km não se notam com tão boa harmonia entre todos, com animação e festa constante.
Amanhã serão 49 km. Chegaremos, se tudo correr bem, a Redondela, já na Galiza e mais perto do objectivo.
Obrigado a todos que nos apoiam.
Ao Caminho!

4 comentários:

  1. Tenho acompanhado as tuas notícias e estou a torcer por todos! Muita força. :)

    ResponderEliminar
  2. Continuem com essa boa disposição :-) Forçaaaa :-) Bjhs ;-)

    ResponderEliminar
  3. Esse é o espírito maltaaaaa!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Diga, diga: