quinta-feira, agosto 08, 2013

Ultra Trail Nocturno Lagoa de Óbidos 2013

 

UTNLO

- “Veja lá, enfiaram-nos no lodo da Lagoa, andámos por umas poças de água espalhadas por canaviais, isto depois de quase 9 km em areia, pelas dunas e arribas entre a Praia d’El Rey e a Foz do Arelho. Como se não bastasse, antes de chegarmos à subida final, enfiaram-nos dentro de um túnel, onde a água lamacenta das últimas chuvas, repousava à espera de novas enxurradas que a levem. Era mal cheirosa, claro, como mal cheirosos ficámos todos.”

- “Antes do fim como?”

- “No km final.”

- “Sois uma cambada de coninhas!”

Tunel_Obidos

Um bom resumo daquilo que leio por aí e que já discuti com alguns.
A mim sinceramente, o que me fica na memória, são os 51 kms em amena cavaqueira com o Meixedo, a paz que rodeia Óbidos durante a noite, os pescadores em silêncio, os coelhos a fugir, o céu estrelado, o cheiro a maresia nos kms de praia, a simpatia dos organizadores (que falham, como podem falhar todos os que se preocupam em fazer seja o que for) bem espelhada na figura do Jorge Serrazina com o Camel Back colocado, preparado para correr se fosse necessário, e a enorme alegria que sinto em me misturar num excelente ambiente que sempre são as provas de ultra trail. Sem esquecer claro, a excelente companhia do Natividade e da Naná na viagem ao Sul.

O resto, meus amigos, não passam de exaltações do que é o trail.

Deixemo-nos de “conices” (ou paneleirices, ou mesmo de merdas), no próximo ano estaremos lá de novo. A prova vale mesmo a pena.

9 comentários:

  1. Curioso que, conhecendo o que conheço do Jorge e ao ler alguns comentários aqui e ali acerca da prova, mesmo sem ter lá estado, já tinha tido tal pensamento.
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Tb partilho a sua opinião, deixem-se de lamurias, estava tudo muito bom mesmo o túnel no final, que mais queríamos, mesmo no fim para lavar os ténis e tirar a areia do ténis... Muito boa organização.

    ResponderEliminar
  3. Mário Meneses5:02 da tarde

    Com desgosto meu, não pude participar na prova.
    Pelo que li e vi (fotografias), pareceu-me mais uma prova normal de trail, que em Portugal costumam ser para "homens e mulheres de barba rija".

    E venham lá mais...

    ResponderEliminar
  4. Uns a queixarem-se da prova e eu cheio de pena de já não ter esqueleto para estas aventuras!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha, amigo ! Meu carinho.

    ResponderEliminar
  6. Marco Silva11:43 da tarde

    Mais nada, só tive pena não lá estar, para obrigar-me a tomar banho!!!ehehehehe
    O Jorge de camel-back colocado!? Ainda estavam eram sujeitos a ele ganhar a prova, pelo menos no escalão dele!!!kkk
    E tu como sempre, com a tua linguagem à nortenho, dizes sempre as verdades, duras e cruas, mas berdadeiras!Continua assim! Abraço

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Muito bem dito! Pessoalmente só tive pena de que a prova tivesse apenas 50km (ou 51 no meu gps).
    Acho também, que têm chegado recentemente ao trail, pessoas que na verdade não gostam de trail. Recentemente vi um relato num blog de uma conhecida equipa, alguém a queixar-se muito da dureza de uma prova de trail, concluindo com: "que saudades do meu querido alcatrão!". Ora bem, nem toda a gente tem de gostar de trail, ou de alcatrão, ou de provas noturnas, ou outra coisa qualquer! Cada um deve ir áquilo que gosta e não andar a seguir modas!
    Cmpts
    Paulo Oliveira

    ResponderEliminar

Diga, diga: