domingo, dezembro 01, 2013

Novo ciclo

Hoje enviei uma comunicação ao Presidente dos Porto Runners, Fernando Leite, a comunicar a minha decisão de cancelar o meu vínculo ao clube enquanto associado.

Em Outubro de 2010, depois de algumas trocas de mensagens com o Vítor Dias, e após a sua insistência para me juntar aos treinos do clube ao fim-de-semana, aderi, por sua proposta e do Luís Pires, aos Porto Runners.

Recordarei para sempre, o orgulho que foi terminar a minha primeira Maratona, envergando a camisola do clube, na minha cidade. Foi com imenso orgulho, carregado também pelo espírito de equipa (é tradição os sócios que não correm a Maratona irem apoiando pelo trajecto todos os que nela participam), que cruzei a linha de chegada, depois de todo um esforço que me trazia de volta à vida desportiva e, definitivamente, à corrida. Depois dessa, mais 20 maratonas, de estrada e ultras de montanha, e dezenas de corridas de distâncias inferiores. Em todas representei condignamente o clube, honrando-o e dignificando-o.

Fui atleta de alguns clubes, tendo mantido alguma afinidade aos ditos. Mas será sempre especial esta ligação aos Porto Runners, por me ter proporcionado a entrada no mundo da corrida, não sendo eu nenhuma mais valia enquanto resultado desportivo. E é aqui que reside a diferença deste clube. Segundo sei, a fundação dos Porto Runners, vem na sequência de outros clubes de maratonistas amadores existentes nas grandes cidades pelo mundo fora, cujo objectivo é o de proporcionar treinos em conjunto, e algumas condições preferenciais para que todos consigam correr uma ou mais maratonas. A maratona do Porto é, como se compreende, o objectivo anual de quase todos, havendo incursões a outros destinos de numerosas delegações de atletas do clube. Em Milão, a minha 2ª Maratona de estrada, fomos a maior delegação estrangeira, tendo sido mesmo o clube com mais participantes. Digamos que este é um verdadeiro clube formador de maratonistas amadores. E cumpre o objectivo na perfeição, por isso o aconselhei a alguns. Saio precisamente porque já passei a fase de afirmação enquanto maratonista. Já atingi o objectivo, e não vejo quaisquer vantagens que a minha manutenção possa ter.
Outras razões que também pesam nesta decisão, e que não abdiquei de apresentar à direcção do clube, estão explanadas na carta de desvinculação.

No próximo ano, terei outros desafios, provavelmente uma ou outra maratona de estrada, com o mesmo espírito descomprometido de quem corre por bónus, provavelmente cruzando-me em muitas ocasiões com os inúmeros amigos que fiz na corrida, muitos no clube, e todos serão tão importantes como até aqui. A única diferença será a camisola.

 

Boas corridas!

2 comentários:

  1. Como diz o João uma até já, o importante é continuar a encontrar-te aí por todo o lado sempre com a mesma boa disposição e pronto a ajudar quem precisa. Foi assim que te conheci, é assim que continuarei a admirar-te, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até já, Joaquim. Continuámos os mesmos, a admirar-mo-nos mutuamente ;)
      Grande abraço!

      Eliminar

Diga, diga: