domingo, fevereiro 16, 2014

Trail do Jesuíta

Devia chamar-se dos beneditinos, já que a peregrinação pelo Monte Córdova acima, era mais hábito dos monges de Singeverga, do que dos pasteleiros da iguaria típica de St. Tirso.
Conheci em tempos um beneditino que havia passado grande parte da sua vida no Mosteiro de Singeverga. Era uma daquelas pessoas que emana santidade, pela postura, calma e simplicidade que o caracterizavam. O "Dom Gabriel", como se chamava, tinha nos montes que circundam a cidade dos jesuítas, o seu local de culto mundano. Admirava e fazia passar a admiração pela beleza de toda a envolvente natural, e relatava-nos as longas caminhadas que fazia nos percursos, alguns que hoje tive o prazer de percorrer, que ligavam as freguesias então rurais, do Concelho Tirsense.
A Cidade é conhecida por pouco mais que a sua famosa gastronomia e pelo Mosteiro de S. Bento, embora tenha uma história rica, que remonta ao Séc IX a.c., mas desde hoje, para umas centenas de atletas, passou também a ser destino de uma belíssima e dura prova de trail.
Foram muitos os que a escolheram para estreia nestes terrenos, e provaram de tudo, desde single-tracks fantasticamente desenhados, a descidas quase de rapel, quedas de água, e subidas duras, extensas, como as que só experimentamos em provas de maior quilometragem.
De uma coisa tenho a certeza, há mais uma prova que veio para ficar. Este Trail do Jesuíta, superiormente organizado, com segurança nos pontos mais críticos, abastecimentos excelentes e banhos de luxo no Pavilhão Municipal, que serviu de base à prova, é um excelente exemplo de como desenhar e erguer provas simples, duras q.b., sem inventar sobre o que lá há. De enaltecer ainda, o envolvimento das autoridades locais, na divulgação e realização do evento, bem como da famosa Pastelaria Moura, que nos deliciou com jesuítas acabados de fazer.
O trail tem destas coisas, leva-nos sempre a algum ponto que desconhecíamos existir, a algum lugar de que tínhamos ouvido falar, mas que de nenhuma outra forma íamos visitar. Monte acima, monte abaixo, muitas vezes sós a divagar em bons pensamentos, experimentamos a liberdade que todos temos, a que nos permite escolher um pouco de sofrimento em troca do que nos realiza. Era assim que viviam os beneditinos de Singeverga. "Ora et labora", era a regra do fundador da Ordem. Baseava-se na reflexão pelo silêncio, recolhimento e leitura, bem como no trabalho agrícola, pastoral e na contemplação.
A envolvente daquele Concelho parece que foi desenhada para eles. Campos agrícolas, silêncio e muito para contemplar. Guardo na memória a excelente vista do alto do Monte Córdova, e as fantásticas quedas de água a jusante da nascente do Rio Leça (ali límpido como gostaríamos de ver até à foz, em Leça). 
Os 27 km passaram num instante, literalmente a correr, num belo dia de sol, onde nada faltou para uma excelente prova de trail.

Mergulhado no Rio Leça

Verde do princípio ao fim. Bonito.


5 comentários:

  1. Uma bonita visão sobre a cidade de Santo Tirso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Belo texto, Rui! Descreve na exatidão o que foi este percurso! Está feito... e bem feito! Parabéns! Até ao próximo! Bjnhs Verinha

    ResponderEliminar
  3. que bela descrição , não fui mas passei por lá a semana passada e quando vi a publicidade a anunciar o trail vi logo que a coisa não seria pêra doce , pois até de carro custa a passar no monte Córdova. Parabéns por concluir com êxito e a todos os que segundo o Rui o organizaram de uma forma superior.

    ResponderEliminar
  4. Emocionante o teu relato, amigo, PARABÉNS. Meu carinho.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela prova, que pelo relato, deu para perceber que não foi fácil, mas não foi por isso que deixou de ser agradável.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar

Diga, diga: