quinta-feira, março 06, 2014

Dia 1 do Caminho - A Catarse

Catarse: 
1. [Filosofia]  Palavra pela qual Aristóteles designa a "purificação" sentida pelos espectadores durante e após uma representação dramática.
2. Método psicanalítico que consiste em trazer à consciência recordações recalcadas.
3. Libertação de emoção ou sentimento que sofreu repressão.

Posso resumir nesta definição do termo utilizado para título desta crónica, as sensações vividas pelos vários intervenientes neste Caminho que hoje iniciamos na Sé do Porto. 
Não quero descrever o Caminho, esse está cá para ser sentido por cada um, numa espécie de catarse individual, onde o significado varia consoante o interveniente.
O Caminho é seguramente uma representação dramática transformada em purificação na primeira pessoa, pelos que hoje se estrearam em quilometragens nunca antes experimentadas. O Rui Martins, a Patrícia, a Paula e a Ângela, nunca tinham feito mais que uma vintena de km. Aquilo que seria um drama antecipado tornou-se num espectáculo almejado: Fizeram 63 entre o Porto e Tamel, onde repousamos no Albergue local. 
Trouxe-nos, aos que já fizemos o Caminho, recordações, muitas e boas, e aos que nunca o tinham feito a experiência que só aqui se vive e sente. 
A Susana, o Mário, João Casal, Meixedo, Renato, Carlos Natividade, a Naná e eu, como outrora outros fizeram, demos o conforto do apoio e da certeza de, em grupo, tudo se superar. 
O Caminho de Santiago é uma experiência única de partilha, porque apesar de individual, é sentida por cada um dos que o faz, como uma fantástica experiência de superação e conquista que todos sentem uns dos outros. 
É uma catarse individual, no Caminho mais partilhado dos últimos 20 séculos, onde nunca nos sentimos sós. 
Amanhã há mais. 


1 comentário:

Diga, diga: