quinta-feira, janeiro 21, 2016

Aveia - O melhor aliado do corredor contra o pecado




Um amigo há dias confessava-me que tinha imensa fome e que não resistia à tentação diária, compensando sempre com mais uns quilómetros semanais as incursões pecaminosas. Reconhecia controlo apenas no número de pecados, demorando-se deleitado no consumo de cada um dos alvos atiçados pelo diabinho que salta na nossa cabeça sempre que os olhos atingem a imagem do alvo pecaminoso. Todos temos um alvo a evitar: Doces ou salgados, há sempre alguma delícia para nos atormentar. É uma batalha constante, e para as batalhas complicadas precisamos de aliados. 

Vejo por aí constantes apelos consumistas cujo alvo é naturalmente quem quer perder peso. Dos depuradores aos medicamentos de controlo de apetite, até a fórmulas milagrosas de perder rapidamente muito peso, são muitos os apelos.
Nós corredores temos tendência a comer desalmadamente quando em épocas de treino intensivo, ou a fazer dietas radicais para recuperar o peso que achamos ideal para o calendário a enfrentar. Sabemos que os quilos a mais se vão fazer notar naquela subida mais íngreme, ou impedir o aumento de cadência naquela fase da prova em linha em que queremos fazer a diferença face aos melhores resultados. Somos competitivos com o nosso melhor, mas descuramos a alimentação.
Quando comecei a minha guerra contra o excesso de peso também me fartei de procurar fórmulas de sucesso para enfrentar as tentações, a fome ou o desgaste provocado pelos treinos, e que fazia com que fosse mais difícil controlar o apetite que os muitos quilómetros que corria. É por isso com natural sorriso que encaro as perguntas que me fazem, quando tentam descobrir nos meus hábitos algo saudável que reduza a gula e o impulso para o "pecado". Tenho há muito tempo uma fórmula de sucesso para controlar a fome: Aveia. 
A aveia é o maior aliado que podes ter no controlo do peso e do apetite. Cereal integral de digestão lenta, deixa-nos uma sensação de saciedade durante mais tempo que qualquer outro hidrato de carbono. A libertação prolongada de energia deste hidrato faz com que seja adequado para pré treino, prova, ou mesmo para pequeno almoço do dia-a-dia. 
Ao prevenir a flutuação de glicose por induzir o organismo a uma constante produção de insulina, a aveia torna-se num excelente aliado para controlar desejos "indesejados". Digamos que faz crescer o "anjinho" da nossa consciência sobre os impulsos do "diabinho" que nos desvia o olhar para o croissant, pastel de nata ou qualquer outro pecado saciante, mas que depois pesa nos projectos de peso. Rica em fibra, gorduras saudáveis, minerais - manganésio, fósforo, zinco, selénio e ferro - e vitaminas - tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B6, ácido fólico, biotina e vitamina E. Estes micronutrientes, que nos fartamos de ver anunciados em cápsulas milagrosas para o controlo de peso, fortalecem ainda o sistema imunitário (claro!) e aceleram o processo anti-inflamatório da recuperação muscular. É o melhor aliado de qualquer ser humano, quanto mais de um atleta (ou aspirante a tal). Ainda tem 14 g de proteína por cada 100 - 28% da DR para um adulto médio.

Enfim, tanto procuramos o santo graal e ele está sempre tão acessível. Eu compro todos os meses 40 destas doses de 100 g (4 kg)e assim, entre pequeno almoço e mais algumas ceias em noite de maior apetite, por apenas 10 € (sem contar aqui com o leite, já que pode ser misturada com água), tenho um alimento rico, bastante rico, ao preço de 10 croissants que "alimenta" mais e melhor. Encomenda online aqui e recebe em casa. Não há forma mais simples.
Claro que este texto é apenas uma dica, e claro está que deves contactar um nutricionista que te ajude a atingir os teus objectivos. Não bastam os bons aliados para vencer guerras. A estratégia tem de ser bem delineada e bem articuladas todas as armas. 

Boas corridas!

1 comentário:

Diga, diga: