domingo, novembro 08, 2009

Tributo ao cão

Sou um admirador da capacidade que alguns animais, os cães em particular, têm para nos conquistar. São uns amigos incondicionais.

No século XIX, o senador George G. West, representou o proprietário de um cão morto pelo vizinho.

O senador ganhou o caso e hoje existe na cidade de Warsensburg uma estátua do cão. O discurso do senador de Missouri está inscrito na entrada do tribunal de justiça.

Eis alguns tópicos do discurso:

"O mais altruísta dos amigos que um homem pode Ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão ou deslealdade é o cão."

"Senhores jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente. Quando só ele estiver ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento a oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que aparecerem nos encontros com a violência do mundo. Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse um príncipe. Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor como o sol na sua jornada através do firmamento. Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pede o privilégio maior de acompanhá-lo, para protegê-lo contra o perigo, para lutar contra seus inimigos. E quando a última cena apresenta, a morte o leva em seus braços e seu corpo é deixado na laje fria, não importa que todos os amigos sigam seu caminho. Lá, ao lado da sua sepultura, se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes mas em atenta observação, fé e confiança mesmo à morte."

Atualização 30/10/2020 

Morreu hoje este companheiro de vida. Obrigado pelo caminho que me ajudaste a percorrer, dos 200 m aos 20 km. A memória é a nossa cruz, cada vez mais pesada com tudo o que vivemos - inevitavelmente finito - e com todos os que partem das nossas vidas. Felizmente são memórias de amor, as que nos fazem sorrir com lágrimas. 

Até sempre, Lord! 


2009-06-17_00-46-50_17062009646-001

2 comentários:

  1. É verdade! Õs cães são os nosso mais fiéis Amigos. Sei isso tão em... Sempre tive cães... continuo a ter (tenho 2) e eles estão SEMPRE a meu lado. SEMPRE! Quando rio, quando choro, quando estou feliz ou infeliz... vão buscar os brinquedos deles e colocam no meu colo e deitam-se ao lado de mim... por isso não compreendo, nem nunca vou compreender quem é capaz de lhes fazer mal, de os abandonar... porque eles são incapazes de nos abandonar a nós.

    Grata por este texto.
    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal também para si!
    Quanto aos cães, tenho 3 e acho-os os verdadeiros companheiros dos momentos em que precisamos de um carinho, de um conforto, de um ombro, enfim, de um amigo.

    ResponderEliminar

Diga, diga: