domingo, fevereiro 17, 2013

Free Running do Redleh Odeveza

Se lerem ao contrário, descortinam o nome do responsável por uma excelente manhã de trail junto à terra dos famosos Jesuítas. E é assim que ele se apresenta no livro das caras.
Do avesso quase ficava eu. E as minhas pernas.
Depois de varrer a Sta. Luzia, no último Domingo, a uma baixa velocidade apesar dos 32 km, mantive os treinos desta semana, descansando apenas na Sexta-Feira. Ontem, e porque precisava de fazer alguns km na estrada, para testar o esqueleto, visto ser já no próximo Domingo que me aventuro, mais uma vez, numa maratona, fiz 22 km totalizando assim 95 km na semana.
Entretanto, desafiado para ir a este Free Running, embora relutante, lá acedi. Seriam 27 km. Há sempre estreantes, atletas mais lentos, alguém que se atrasa e eu, esperançado, lá fui. Puro engano. Chegados ao alto do Monte Córdova, junto à Sra. Da Assunção, deparo-me com o pelotão mais rápido que ali podia estar. Além dos dois que foram comigo, João e Vasco, estava lá a fina flor do trail. Alguns dos que ocupam habitualmente os pódios nas provas, femininos incluídos, e muitos dos que não passam do meio das classificações para baixo. Onde me fui meter.
Há um provérbio que diz que "se não queres ser lobo não lhe vistas a pele". Eu, armado em atleta, saio com a pele toda vestida, e feito lobo, faço-me aos km iniciais junto com os rápidos todos, e rapidamente percebi, que rápidos eram mesmo todos, ou eu estava com "carga a mais".
Nas primeiras subidas reparei que afinal, eram os quilómetros que gritavam nas pernas. Faltava-me força para acompanhar aquele comboio. Aos 18 km, no alto do Pilar, junto às instalações da Força Aérea, aceitei boleia (foi mais ele que aceitou a minha companhia) do carro de apoio e do fotógrafo de serviço.
O quintal do Hélder é uma excelente zona para trail. Tenho pena de não ter chegado à nascente do Rio Leça. A julgar pelo restante percurso, seria com certeza a cereja no topo do bolo.
Muito verde, num dia de muita chuva, onde a temperatura não passou dos 8 graus, sendo seguramente mais baixa nos pontos mais altos por onde passamos.
A organização esteve inexcedível, brindando os participantes com um excelente abastecimento, que faria corar muitas provas, banho quente no final, e um repasto que, infelizmente, não pude provar.
Espero voltar, com sol e gente lenta, ou então, como o Hélder marca os treinos com alguma antecedência, faço um plano de treinos específico para acompanhar tanta gente ilustre do trail nacional.
Agora, venha Sevilha.


8 comentários:

  1. Sempre um prazer rever-te!!! Hoje não foi excepção... Este Free running foi dos + duros/rápidos/fantásticos que tive oportunidade de fazer!!! Percurso com zonas mt técnicas/lindas, e abastecimentos *****!!! :D Fico contente que vás a Sevilha... Seguramente será uma Viagem/Prova inesquecível!!! Se Deus quiser lá estarei tb.
    É sempre um prazer ler/reler as tuas Crónicas!!! Até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa prova para ti tb em Sevilha, Mauro. E obrigado pelas tuas sempre simpáticas palavras. Grande abraço!

      Eliminar
  2. Mais uma das tuas belas Crónicas, começo a ser tua fá:-). Boa prova para Sevilha, foi a minha 1ª maratona, gostei mto, é excelente o apoio da multidão. Esta semana é de todo conveniente um bom descanso, muita carga não é bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma honra ter uma fã ;)
      Beijinhos e obrigado!

      Eliminar
  3. Boas Rui, sempre um prazer ler os teus posts. Quando vejo pelo FB as "convocatórias" para estes "treinos" fico sempre a magicar se apareço ou não, mas como não tenho grande experiência, tenho receio de levar só com prós e depois ou ficar para trás sozinho ou então atrapalhar o pessoal.
    Aquele abraço e boa Maratona em Sevilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, nem hesites. Nestes treinos ninguém fica para trás, nem mesmo eu que sou uma autentica tartaruga no meio de tanto atleta. Ao contrário da estrada, os treinos de trail são em conjunto. Os mais rápidos fazem várias vezes as mesmas subidas, para não arrefecerem ;)
      Aparece!
      Aquele abraço!

      Eliminar

Diga, diga: