quinta-feira, abril 17, 2014

Grupo que não está a $oldo

Existem vários grupos no Facebook. O fenómeno das redes sociais é exponencial e um excelente meio de divulgação de produtos, eventos, trocas de ideias, textos (eu próprio me farto de o usar para divulgar as coisas que aqui vou escrevendo) e muitas mais coisas que se vão lembrando de partilhar com amigos e seguidores desta enorme comunidade de internautas, que já não dispensam a consulta mais ou menos regular, para acompanhar as tendências e acontecimentos mediáticos.

Criei há algum tempo um Grupo (Trail Running Tuga), no sentido de partilharmos, os que o praticamos e os que o querem praticar, algumas ideias de treinos, especifidades técnicas, treinos conjuntos, produtos aliciantes (como prova a compra por parte do Mauro Gonçalves, sem qualquer vantagem pessoal de umas dezenas de GPS a preço mais competitivo, pela quantidade negociada) e divulgação de provas.

Inevitavelmente, e com o crescimento do desporto, começaram a haver partilhas de páginas de lojas on-line, de espaços físicos de venda de produtos, sem prejuízo dos habituais posts de divulgação de saldos em lojas da especialidade sempre que descobertos por algum membro mais atento e com sentido altruísta de partilha de informação que todos apreciamos. É para isto que este grupo existe, e foi para isto que ele foi criado.

Há algumas semanas apareceu uma publicação de um membro, com um anunciado excelente negócio, promovido pelo próprio, de frontais a um preço irrisório quando confrontado com as centenas de “lumens” anunciados e durabilidade do produto. Entretanto foi contestado por outro membro, o Luis Leite, “velho” conhecido dos trilhos, que, atentamente criticou o oportunismo e divulgou um site (http://www.dx.com/pt/p/zooming-cree-q5-200lm-2-mode-1-led-white-light-headlamp-3-x-aaa-3-6-4-5v-117193, aproveitem) onde os ditos frontais são vendidos a menos de metade do preço pedido pelo utilizador que utilizou o grupo como “banca de venda”, portes incluídos, e atestados em prova pelo próprio. Também eu lhe ia, repito, ia(!), (já não vou) comprar o dito frontal, mas como me sinto usado e enganado (o espírito do grupo está descrito e não serve para oportunistas), já contactei o dito atleta e declinei a oferta. Tudo isto porque o membro do grupo, confrontado com as questões do Luis, decidiu ignorar e abancar o post com comentários típicos dos grupos que servem (esses sim) para a venda de produtos. Vou eliminar o post, se o utilizador insistir na sua publicação será banido, como todos os que já tentaram vender óculos, barracas, créditos, bugigangas ou outros produtos que não respeitem o espírito altruísta do grupo.

Este grupo não foi criado com objectivos comerciais. Serve apenas e só para partilhas que possam valorizar o conhecimento de todos, serve para partilhar experiência, serve para servir.

2 comentários:

  1. boas combatentes da corrida eu acho que ah esajeiro nos precos de algumas provas eu tambem organiso btt maratona 10euros achamos justo para as despesas porque patrocinios sao poucos tambem estou a fazer trail mas ja falhei algums eventos derivado ao alto preco abraco e bons treinos

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo! Infelizmente há uma grande invasão de oportunistas em todo o lado!
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Diga, diga: