segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Queres correr? Precisas mesmo de fitas?

Já ouviram falar do Trip Advisor? Uma aplicação que nos facilita as escolhas de hotéis, restaurantes, bares e outros locais de interesse, através de votações e opiniões de utilizadores da mesma aplicação? É uma óptima ferramenta de viagem, utilizada por milhares de pessoas em todo o mundo, e apreciada pelos proprietários dos locais avaliados, já que lhes permite terem um retorno quase em tempo real do trabalho que desenvolvem, permitindo-lhes melhorar o que há a melhorar e conservar boas práticas.



Um grupo de corredores suecos desenvolveu uma ferramenta parecida para Trail Running - OTrail Advisor. De momento apenas disponível para iPhone, a aplicação pretende reunir o maior número possível de percursos de trail, para que, ao viajar pelo mundo, possamos experimentar trilhos depois de saber a opinião de outros que já os tenham percorrido e deixar também a nossa. Se aplicada a provas, no futuro poderá o atleta escolher as provas mais bem avaliadas. Por enquanto apenas permite seguir trilhos deixados por outros ou percorrer e gravar novos.

De momento as melhores aplicações para partilha de percursos são a Wikiloc ou a Gpsies . Livres, de partilha gratuita têm já uma vasta base de percursos para caminhadas, bicicleta ou corrida, em montanha ou estrada, tendo ainda a vantagem de estarem disponíveis também para Android e de se poder fazer upload e download de percursos para os vulgares relógios e aparelhos GPS. Com cerca de 70000 percursos em território português, oferecem aos internautas a possibilidade de escolher onde correr ou pedalar.



Com o potencial de crescimento do trail é bem possível que a Trail Advisor seja uma ferramenta tão útil quanto outras, e ajude na escolha de percursos ocasionais.

Por enquanto gratuita, a aplicação pode ser descarregada na App Store, tendo os seus criadores apelado a corredores de todo o mundo que a descarreguem e usem para poderem melhorar o seu potencial.


2 comentários:

  1. Muito interessante! É o futuro! Eu que comecei a correr o que agora se costuma designar por provas de trail a meio da época de 90 ainda sou um corredor pouco tecnológico limitando-me a um velhinho GPS só para saber o que corri! Mas as novas tecnologias agradam-me desde que não sejamos escravos delas e não se perca o que a corrida tem de mais puro que é a liberdade! Por exemplo recuso-me a usar telemóvel no treino a não ser que leve um desligado para algum emergência em treinos mais longos ou que o mesmo me sirva para seguir um percurso coisa que ainda não fiz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge! É realmente uma evolução na forma de procurar trajectos e de os partilhar. É uma excelente ferramenta. Fiz em Agosto a Pt281+ sem fitas, seguindo o track GPS que me foi disponibilizado pela organização. Uma excelente forma de correr, sem poluição visual e sem atletas perdidos por falta de marcações ou ausência de fitas.
      Abraço!

      Eliminar

Diga, diga: