sexta-feira, março 15, 2013

Trilhos, placas e fitas

 

Trilhos--300x180

“Ninguém te encomendou sermão”, dizia a minha avó, transmontana de palavra fácil e directa e que habitualmente me colocava assim no lugar, quando me atrevia a falar sem que nada me perguntassem. 

Vem isto a respeito do que andei a fazer nos últimos dias, com o Luís Pereira, Asdrúbal Freitas e Marco Silva. O Luís, que com o Asdrúbal e ajudas pontuais de algumas pessoas, tem desbravado mato e traçado trilhos nas belas Serras de Pias, Sta. Justa e Castiçal, (que juntas formam a popular Serra de Valongo), para poder proporcionar aos mais de 1000 atletas que se vão aventurar na 1ª Edição dos Trilhos do Paleozoico, excelentes momentos de divertimento e aventura na natureza. Temos aqui um excelente espaço, com potencial para o trail, muito próximo do Porto, com excelente oferta de transportes, que provam que para fazer trail, não é necessário ir para recônditas serras do País, nem gastar muito mais que uma mera viagem de autocarro.

Os trilhos estão a ser marcados desde há alguns dias com placas indicativas, sinalização pintada em estrada, placas de alerta e com as habituais fitas de marcação de percurso. 
Todas as provas fazem alertas de segurança sobre os trajectos, (esta também o faz, leiam o regulamento), especialmente as provas de trail, e particularmente as que se desenrolam em ambientes onde os perigos espreitam onde menos se espera. Diz-nos a experiência, que nestas provas junto às grandes cidades, há sempre alguém que se aventura para experimentar uma nova vertente de corrida. Devem ter em atenção que a Serra de Valongo é constituída por escarpas, fragas (com enormes poços) e trilhos com inclinações às vezes superiores a 20%. É muito provável que chova, por isso devem usar calçado adequado e irem munidos de um impermeável, ter uma manta térmica na mochila de hidratação e algumas barras energéticas. Apesar de não fazerem parte do material obrigatório (telemóvel e reservatório de hidratação), estes artigos que referi podem fazer a diferença, caso haja algum imprevisto num trilho onde o acesso dos meios de apoio sejam mais demorados, ou mesmo serem fundamentais no caso de encontrarmos algum participante em dificuldade. Na montanha os cuidados nunca são demais.

Apesar destes meus alertas, fica o meu testemunho de que tudo está a ser acautelado, para que nada falhe.

Assim, e para vos poder passar a imagem do que vão encontrar na prova, deixo-vos algumas imagens da sinalização dos percursos.

 

IMG_2906

Fitas que marcam o percurso

IMG_2894

Quando vires esta placa, volta para trás. Indica trilho errado.

IMG_2915

Placa que indica trajecto para os 43 km. Existe outra para os 16 km.

IMG_2918

Placa indicativa do percurso

IMG_2895

Fita na horizontal para alertar para percurso.

IMG_2893

 

IMG_2898

Esta sinalização não é da nossa prova.

IMG_2901

Setas que ficaram, indicam o mesmo trilho, mas não pertencem à prova.

 

Não olhem só para o chão, há perigos que espreitam ao nível da cabeça. Apesar do cuidado que o Asdrúbal e o Luís tiveram na limpeza dos trilhos, há sempre obstáculos mais difíceis de transpor, se assim não fosse perdia a piada.

A organização, que embora pareça de muita gente, é uma empreitada digna de louvor do Luís Pereira e do Asdrúbal. São dois enormes campeões, que correm muito e são dos melhores a nível nacional, e que conseguiram transpor para esta organização o nível de excelência que têm como atletas.

Parabéns a todos os que colaboraram com eles, patrocinadores à cabeça. A vossa aposta foi acertada.

Boa prova a todos!

9 comentários:

  1. Tanta vezes se esquece o tremendo trabalho inamissível e voluntário que se faz para organizar uma prova.
    Então a marcação de um trail é um trabalho gigantesco e feito a dobrar pois no final da prova a que retirar todo o material colocado.
    Bom seria que os corredores se abeirassem mais dos organizadores de provas e os ajudassem.
    Ajudar a marcar um trail alem de tudo o mais é também uma excelente actividade física.
    Que a vossa prova decorra da melhor forma são os meus votos sinceros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Jorge. Ir a uma prova, levantar o dorsal, correr e vir embora, é um ritual que engloba muito trabalho de quem organiza. Tem que ser dado realce ao mérito, em vez de, muito à portuguesa, todos se queixarem dos erros e poucos enaltecerem o positivo. A prova foi excelente e ninguém se perdeu. ;)

      Eliminar
  2. Um grande abraço Rui
    e é de louvar igualmente a tua ajuda nas várias áreas
    Até domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. Tu és daqueles que sabe muito bem os km que se metem nas pernas nesta coisas ;)

      Eliminar
  3. Paulo Pereira11:19 da tarde

    Simplesmente fantástico o trabalho desenvolvido por esta malta. O carinho e empenho na organização deste evento só me faz ter vontade que chegue domingo.
    Abraço a todos e excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a prova te tenha corrido bem. Abraço!

      Eliminar
  4. espectacular o vosso trabalho !! muitos parabéns !!

    amanhã cedinho lá vou apanhar o comboio aqui de Sintra para o Porto e depois para Valongo , onde vou tentar conhecer o mais possível a zona e depois pernoitar no hostel e no domingo fazer só os 16 km , porque ainda sou maçarico nisto dos trails e porque a outra distancia é o meu sonho de 3 de Novembro no Porto !! (maratona do Porto) eheheh...

    tudo de bom para voçês , e obrigado pela organização !!

    Artur Bernardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Bernardo. Importante é correr, desfrutar, apreciar as belas paisagens e fazer uma boa preparação para esse sonho. Abraço!

      Eliminar
  5. Hi, this weekend is nicе for me, as thiѕ occаsion i am reading thіs enormous educational
    ρaragгaph here at my home.

    Also visіt my blog pοst Aztecahosting.com

    ResponderEliminar

Diga, diga: