Entre outros assuntos, está em análise a rentabilidade das linhas de alta de velocidade.
Diz um estudo feito vá-se lá saber por quem, que o Aeroporto de Lisboa, o novo, se paga a ele próprio. Diz ainda que a linha Porto-Lisboa e Porto-Vigo serão deficitárias e não gerarão o suficiente para se pagarem a si próprias. Parece que rentável só é a linha Poceirão-Caia (!). A malta de Lisboa tem mais hábito de ir comprar caramelos à fronteira.
Mas porque raio é que acham que uma linha de TGV nos dá centralidade? Mas será que Málaga ou Sevilha cresceram com o TGV? Dizem que sim, nas férias da Páscoa. Mas se o Zé povinho gosta tanto do bólide e é tão bem servido de Auto-Estradas, porquê mais uns milhões numas linhas de comboio?
Não seria mais rentável a expansão da rede do metro?
Não seria mais rentável o incremento das verbas a distribuir pelas autarquias por onde vai passar o TGV, para que estas se desenvolvam e evitem a excessiva centralidade de Lisboa?
Será que os nossos governantes ainda não repararam que o que evita o desenvolvimento do País é o excessivo protagonismo da capital em relação ao resto do território?
Periférica está Lisboa de tanto chamar a si o centro do que não consegue controlar: A geografia.
Não vai ser o TGV que os vai aproximar do resto da Europa. A única cidade que o TGV vai tirar da periferia ibérica será Vigo.
O Porto nunca lá esteve. Daqui nasceu Portugal.
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